Quando o extraordinário, torna-se manifesto em nossa vida!
Shalom!
Elaboramos esse estudo, afim de mostrarmor ao leitor que, embora muito das vezes, o ser humano, tenha por hábito, cobrar-se além do que é capaz de oferecer, de ser, de sentir... o Altíssimo conhece aquele a quem criou! Conhece nossos pensamentos, conhece nossas emoções e, o caminho que percorremos... o Altíssimo nos conhece como ninguém! Nada passa desapercebido diante do seu olhar!
Assim sendo, trazemos a lembrança tais palavras, para que o leitor tenha em mente o seguinte: é o andar na presença do Altíssimo que torna nossas imperfeições, perfeitas! E, nisso, você, caro leitor, pode estar se perguntando: que imperfeições são essas? E, a resposta é: as emoções fora do padrão de Elohim! Emoções que estamos sujeitos a sentir, tais como: o medo, o ciume, a ira, a dúvida... porém, nosso exercício diário é, não permitir que tais emoções nos dominem! Querem ver um exemplo?
O texto de Gn 37, narra a história de como Yosef(José), filho amado de Yaacov(Jacó), foi lançado no poço por seus irmãos e, mais tarde, vendido por estes, a mercadores midianitas. Lendo esse texto, deparamo-nos com os seguintes sentimentos /emoções imperfeitas, manifestados por parte dos irmãos de José em relação a este: ciúme, inveja, ódio, desprezo, desejo de vingança. E, o que nutria tais sentimentos? E, a resposta é: o fato de Yaacov(Jacó) amar mais a Yosef(José) que os demais filhos!
Observem que, sentimentos fora do padrão de Elohim, faz com que o interior do homem, adoeça! E, onde está a cura para essa enfermidade? E, a resposta é: No perdão ! No reconhecimento e arrependimento de obras mortas, que geram no homem, sentimentos imperfeitos.!
Quantos por vêem no outro, atributos que o colocam em posição de destaque na família, no trabalho, nos estudos, entre amigos, perante a vizinhança e, até mesmo ao que diz respeito a seu testemunho de fé, nutrem por este(a), sentimentos imperfeitos, semelhantes aqueles que os irmãos de José, manifestaram?
Mas, verdade seja dita: nem mesmo o fundo do poço, para o qual José foi lançado, nem mesmo o fato de ter sido vendo e transportado para o Egito, as intrigas e falsas acusações da esposa de Potifá, impediram o sonho de José, tornar-se em realidade! E, sabem por quê? Porque o sonho de José, foi concedido por aquELE, a quem servia! E, conforme ele mesmo disse a seus irmãos: " Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos pese aos vossos olhos por me haverdes vendido para cá; porque para conservação da vida, Elohim(Deus) me enviou adiante de vós. Porque já houve dois anos de fome no meio da terra, e ainda restam cinco anos em que não haverá lavoura nem sega. Pelo que Elohim(Deus) me enviou adiante de vós, para conservar vossa sucessão na terra, e p ara guardar-vos em vida por um grande livramento. Assim não fostes vós que me enviastes para cá, senão Elohim(Deus), que me tem posto por pai de Faraó, e por senhor de toda a sua casa, e como regente em toda a terra do Egito". Gn 45:5-8
O andar na presença de Elohim, possibilitou a José, compreender o agir extraordinário do Altíssimo para a conservação da vida de toda sua família! Não apenas no que diz respeito a aquisição de mantimentos em períodos de extrema miséria, mas principalmente, no que diz rrespeito a cura de sentimentos enfermos que resultou na vida de seus irmãos, remorço e, na vida do pai, uma profunda tristeza!
Provavelmente, no início de seu sofrimento, José ficou sem entender o por que, de estar passando por aquelas provações! Ficou sem entender o por que, de seus irmãos agirem daquela para com ele! E, quem sabe, questionou se estava ou não fazendo o que era bom perante os olhos do ETERNO. Quantos de nós, tem por hábito, associar provação com desobediência? Quem sabe você, caro leitor, também esteja se perguntando, o por quê, de estar colhendo algo que não plantou! Mas saibas de uma coisa: o Altíssimo prova os que ama! ELE prova os que nELE confiam!
No caso de José, as provações pelas quais passou, tinha um propósito, a saber: curar IsraEL de sentimentos enfermos! Mas, para isso, fez-se necessário ferir IsraEL, de modo que, reconhecendo suas mazelas e, arrependendo-se delas, o perdão fosse liberado e, no amor, sarado, confirmando o que nos foi ensinado: " Elohim fere, mas suas mãos curam". Jó 5:18b
Que o andar na presença do Altíssimo, resulte para nossa vida, cura e libertação de sentimentos enfermos!