Shalom! Esse texto tem por objetivo, mostrar ao leitor que, por mais que algo em nossa vida, pareça-nos intransponível, sem solução, uma causa perdida ... o agir do Altíssimo faz com que o milagre aconteça em nossa vida!
E, para abordarmos esse tema, faremos uso do texto que se encontra no livro de 1 Reis 17:1-16, o qual começa da seguinte maneira: " Então Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive YHWH, Elohim(Deus) de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra".
Percebam que Elyahu, encontrava-se em Gileade, local que tem por significado: Monte de testemunho/testemunha. Era nesse local que ElYahu(Elias), na condição de tisbita, ou seja, de conselheiro/pofeta, dava testemunho do poder de Elohim. Provavelmente nesse local, ele se sentia seguro, acolhido em meio aqueles que ouviam a palavra de Elohim, até que... as coisas começaram a mudar!
O servir ao ETERNO, o falar em seu Nome, o andar em sua presença, o falar a verdade, o apregoar a justiça, suscitou naqueles que, não temiam a Elohim, ira; ódio; raiva em relação ao profeta!
E, com o objetivo de guardar a vida de seu servo, ordenou o Altíssmo que ElYahu fosse para o Ribeiro de Querite, um riacho que nasce nos Montes de Efraim, passando pela região da Alta Galiléia, vindo a desaguar no Rio Jordão. E, mesmo diante de uma situação que, aos olhos de muitos e, quem sabe, até mesmo diante dos olhos do profeta, parecia-lhe desfavorável, o agir do Altíssimo em favor de seu servo, resultou na vida deste, acolhimento/refúgio/segurança! NÃO faltou ao profeta, pão e, muito menos água, porque Elohim ( Deus), supriu todas as suas necessidades!
E, quando a água do rio secou, conforme o profeta havia profetizado, o Altíssimo mais uma vez, agiu em favor de seu servo, enviando-o para Serepta, uma cidade costeira, localizada fora dos limites de IsraEL, a saber: Sidom, território fenício, de onde veio Jezabel.
Vejam que interessante, a multiforme graça de Elohim em favor dos que nELE confiam! Sua segurança em favor de ElYahu(Elias), ultrapassou fronteiras, tais como: geográfica, cultural e, religiosa. Quem poderia imaginar que, o refúgio para o profeta, dar-se-ia num território hostil a sua crença e, a seus costumes? Mas foi exatamente nesse local, que o Altíssimo fez-se REFÚGIO para o profeta e, SALVAÇÃO para a viúva e seu filho!
Atentem-se para a forma como o texto de 1Reis 17, retrata o cuidado do Altíssimo em preparar um ambiente acolhedor, quando a situação aos olhos do homem, parecem desfavoráveis! Percebam que, ElYahu mesmo antes de saber, o que encontraria pela frente, como seria provido de alimento e água, o Altíssimo assim lhe disse: " Levanta-te, e vai para Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente. Então ele se levantou, e foi a Sarepta; e, chegando à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; e ele a chamou, e lhe disse: Traze-me, peço-te, num vaso um pouco de água que beba. E, indo ela a trazê-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me agora também um bocado de pão na tua mão. Porém ela disse: Vive YHWH teu Elohim/Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela, e um pouco de azeite numa botija; e vês aqui apanhei dois cavacos, e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos, e morramos". 1Reis 17:9-12
Provavelmente, nos dias de hoje, há quem diante de uma situação, na qual o pouco que alguém tem, é solicitado, como foi no caso da viuva, diga pra quem solicitou: " Cão guloso"! Que profeta é esse que se aproveita de uma pobre viúva! Onde já se viu, uma coisa dessa? O que chega a ser compreensível, visto que, muitos, dizendo-se profetas,mas NÃO são, tiram proveito dos mais pobres, dos mais frágeis! Mas... o que muitos poderiam interpretar como falta de respeito e, falta de misericórdia, na verdade, tratava-se do PODER de Elohim! Tratava-se de uma providência do Altíssimo para a vida do profeta e, SALVAÇÃO para a viúva e seu filho, conforme podemos observar a seguir: " E ElYahu(Elias) lhe disse: Não temas; vai, faze conforme à tua palavra; porém faze dele primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois farás para ti e para teu filho. Porque assim diz YHWH Elohim de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que YHWH dê chuva sobre a terra. E ela foi e fez conforme a palavra de ElYahu( Elias); e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias.Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou; conforme a palavra de YHWH, que ele falara pelo ministério de ElYahu (Elias)". 1 Reis 17:13-16
O ser sensível a voz do Altíssimo, resulta na vida do homem, benção! Salvação! A prosperidade que muitos almejam, não está no que perece, mas sim, no andar em obediência e, submissão a palavra de Elohim! Notem que a viúva, fazia parte de um povo hostil e idólatra, porém, conforme nos é ensinado: onde abundou o pecado, superabundou a graça ( Rm 5:20) e, no que a viúva, acolheu e serviu ao profeta ElYahu, sem saber, ela também recebeu e serviu a Elohim!
E, o que aprendemos com esse texto de 1Reis 17, é o seguinte: quando tudo nos parecer perdido, quando nossa fé, de tão pequena, parecer-nos insuficiente, para nos manter de pé; quando nosso pranto, parecer-nos sem fim; quando nossa força estiver por um fio; quando... quando... quando... lembre-se prezado leitor: para o Altíssimo NADA é impossível! ELE tem para nós, o refúgio certo, onde nos sutentará, sarará nossas feridas; revigorará nossa força, nosso ânimo, nossa esperança! ELE restaurará a nossa fé, saciará nossa sede e a nossa fome! E, uma vez que, por ELE todo nosso ser for restaurado, tudo a nossa volta, será transformado também!
Portanto, a você leitor que, porventura pensa que, o agir de Elohim não te alcança, em razão de onde vc se encontra! Saiba de uma coisa: para Elohim NÃO HÁ fronteiras, que não possam ser atravessadas! Creia, quando Elohim quer agir, ELE age! E, não há nada que O possa impedir! Deixe o Altíssimo agir em sua vida! " Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nELE, e ELE o fará". (Salmo 37:5)