O que é o Amor? Mandamento ou Sentimento?
Assim sendo, o que constatamos nas Escrituras é, que o Amor gera naquele que o tem, Confiança; Fidelidade; Obediência; Benignidade! Os quais NÃO são sentimentos, mas sim, ações que se aperfeiçoam na prática do Amor!
Daí compreendermos o porque do Amor, não arder em ciúme, não suspeitar o mal; não ser leviano; não ser soberbo; não ser egoísta; não ser fingido, ao contrário! O Amor é paciente! O Amor é benigno! O Amor é Perfeito! O Amor é Verdadeiro! Pois o Amor, não é sentimento! O Amor é uma Ordenança! O Amor é o Maior Mandamento da Lei e, por assim ser, o Amor jamais acaba! Ler 1Cor 13:1-13
Dando continuidade ao nosso estudo...
Há quem diante da pergunta: " O que é o Amor?", por não encontrar uma definição exata a respeito de seu significado, o resume por sentimento, a romantismo, mas afinal de contas... o que é o Amor?
Infelizmente, em nossa cultura, o conceito de amor nos é repassado de uma maneira que, não expressa o seu real significado descrito nas Escrituras! E, nisso, surpreso com essa afirmação, há quem diga: "Não? Como assim?
Pra começarmos, convém mencionarmos que, ao contrário do que muitos acreditam e, assim apregoam, Amor é Mandamento a ser cumprido; a ser colocado em prática! E, compreender isso é fundamental, pois, a falta de conhecimento a respeito desse assunto, tem levado muitos a viverem frustrações com as quais não sabem lhe dar e, sem se darem conta, acabam presos em raízes de amargura!
Daí, a necessidade de nos atentarmos para o conhecimento do que é o Amor! De modo a sabermos que, Amor e Sentimento, são totalmente distintos entre si! E, por que assim afirmamos° E, a resposta é: porque a manifestação do sentir algo, não significa que a pessoa vive a prática do Amor!
A respeito do Amor, vejamos o que o texto abaixo nos revela:
Uma vez perguntaram a Yeshua o seguinte: " Mestre, qual o maior mandamento da Lei"? E, a resposta de Yeshua foi: " Amarás YHWH, teu Elohim de todo o teu coração; de todo o teu ser e, de todo o teu entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento. E, o segundo semelhante a este é: amará o teu próximo como a ti mesmo." MatitYahu 22:36-39
Agora, vejamos outro texto:
Devarim(Dt) 6:4-6 " Ouça IsraEl, YHWH, nosso Elohim é Echad(UM). Ame a YHWH teu Elohim de todo o coração, de todo o teu ser e, de toda tua força. Que TODAS estas palavras que hoje lhe ORDENO, estejam em seu coração."
Percebam no texto acima que, a resposta dada pelo Ungido, estava pautada na instrução que o próprio Altíssimo concedeu a IsraEl! Portanto, sua resposta/instrução não provinha dele mesmo, muito menos em achismos, a respeito desse assunto! Sua resposta estava pautada na Palavra de YHWH.
Agora, atentem-se para as palavras que destacamos em letras no texto em Dt 6:4-6: " TODAS" e " ORDENO". Para algumas pessoas, essas palavras podem parecer "autoritárias", "secas", afinal, a visão que infelizmente muitos trazem consigo a respeito do Amor é, uma visão romântica, repleta de um sentimentalismo que, na maioria das vezes esperamos receber do outro!
Entretanto, o Amor por ser um Mandamento, requer daquele que o traz consigo, a sua prática! Por isso, Não há como falarmos que amamos alguém, tendo um testemunho que contradiz sua própria fala! Por isso, somos instruídos a sermos verdadeiros, a não amarmos tão somente de palavras, pois, no Amor, Não há espaço para fingimentos!
É essa prática do Amor que revela a obediência para com o que nos fora determina/estabelcido/ordenado a fazer! É na obediência que, praticamos o Amor! Daí, compreendermos que no Amor somos aperfeiçoados!
Portanto, como podemos perceber, o Amor é uma escolha, cabendo a cada um de nós escolhermos entre: o obedecer o mandamento/ordem de ELohim, denotando dessa forma, nosso amor por Ele e, para com sua Palavra; ou desobedecer ao mandamento/ordem de Elohim, denotando dessa forma, nosso descaso/rebeldia/falta de compromisso para com Ele e, para com sua Palavra, como foi no caso de IsraEl, que ao desobedecer os Mandamentos do Altíssimo, fez com que os castigos dESTE , viessem sobre eles, de modo que começaram a perder batalhas, até, tornarem cativos de povos estranhos!
Aquele que guarda o Mandamento do ETERNO, praticando-os, este AMA a Yah Elohim, porém, aquele que o rejeita, aborrece a Elohim, pois a falta de Amor , faz com que andemos por nossa própria conta e risco! Onde o Amor não é colocado em prática, princípios trevosos são manifestos, dentre eles, podemos citar: o da independência, da insubmissão, rebeldia; da soberba; arrogância... porém, onde está o Amor, alí está manifesto princípios de luz, tais como: fidelidade; verdade; justiça; obediência; humildade; perdão...
Outro ponto importante a ser mencionado a respeito de Sentimento é, que este, ao contrário do Amor, não é uma escolha! Sentiment/emoções é algo que o homem traz consigo ao nascer e, tais sentimento são manifestos à medida que ele vai vivenciando situações! Assim sendo, ninguém escolhe ser triste e/ou ficar triste, mas esta é manifesta diante de uma determinada situação! Ninguém esclhe sentir medo, mas esse é desencadeado diante de uma determinada situação! Já o Amor... ahhh, este nós escolhemos em cumpri-lo ou, não! É uma ordenança! Somente quem o pratica, cumpre o maior Mandamento da Lei.
Quando paramos para meditar a respeito desse assunto, damo-nosconta de que, o ser humano está sempre em busca de algo, para suprir aquilo que acredita sentir falta! Aquele que é triste, busca a felicidade! Aquele que tem medo, busca coragem! Aquele que se sente fraco, busca seu fortalecimento! Aquele que se sente sozinho, busca companhia! Aquele que se sente humilhado, busca a honra que lhe é devida e, assim por diante! Como podemos perceber, o sentimento é uma constante busca pela mudança do nosso estado emocional!
Daí, percebermos que, ao contrário do Amor, no sentimento há sombra de variação... onde hoje eu gosto, amanha, deixo de gostar! No Amor, não pode haver sombra de variação! Ou você se propõe a ser fiel a Palavra de Elohim ou, você anda segundo sua própria vontade!
Quando não conhecemos o real conceito do Amor, ao nos depararmos que se encontra em MatitYahu 24:12 " E por se mukltiplicar a iniquidade, o Amor de muitos esfriará.", há quem pense e/ou associe esse Amor a sentimento, o qual vai se esvaindo/diminuindo à medida que a maldade vai aumentando. Mas como isso é possível, uma vez que as Escrituras afirmam que o Amor jamais acaba?
Então... o entendimento que temos a respeito desse texto é o seguinte: em razão da iniquidade se multiplicar, isto é, em razão das pessoas maquinarem o mal e, colocarem em prática toda essa maldade, o cumprimento a Palavra de Yah Elohim, vai sendo coloocado de lado!
Trazendo para os dias de hoje, podemos citar o seguinte exemplo: diante de notícias de fraudes; corrupção; sonegação de impostos; compra de votos praticados por homens públicos, ao constatarmos que, com estes, nada acontece e/ou, a justiça é lenta para julgá-los e, quando os julga, a pena é branda, gera em muitos desânimo! Um sentimento de que não vale a pena lutar! Não vale a pena ser honesto! E, nisso, muitos sem se darem conta, acabam aderindo também a seguinte filosofia: " se não podemos com eles, juntemo-nos a eles"!
Que nossa escolha seja sempre o Amor!
Assim sendo, quando ouvirmos o seguinte discurso para justificar o fim de um casamento: "o Amor acabou"! Lembrem-se que, na verdade, o que acabou foi a vontade de caminharem juntos! O que acabou foi a vontade de praticar o que nos fora determinado a fazermos um pelo outro, a saber: cuidar, respeitar, honrar, auxiliar, ser fiel, ser companheiro(a), ser paciente; ser provedor, ser íntegro(a)! Por isso, mais uma vez afirmamos: Não é o amor que acaba, pois este é eterno! O que acaba é o sentimento que os unia, pois este, com o passar do tempo, muda!
Caso, todos entendessem isso, casamentos não seriam desfeitos, amizades não seriam desfeitas, filhos honrariam seus pais e, pais não suscitariam a ira nos filhos! Patrões respeitariam os direitos de seus funcionários e, os funcionários cumpririam com suas atribuições!
Que nossa escolha, seja sempre o Amor!