Amar não é Gostar.

 
Shalom!
 
Embora, em um outro estudo, já tenhamos abordado acerca do que é o Amor, resolvemos através desse estudo ressaltar o que cremos ser fundamental, para vivermos em paz conosco e, para com aqueles que estão a nossa volta, a saber: o discernimento entre Amar e Gostar!
 
Compreendermos que o Amar alguém e, o Gostar de alguém, são coisas distintas, ajuda-nos a sermos verdadeiramente livres de conceitos errôneos, acerca desse assunto! Pois na falta desse entendimento, não é raro encontrarmos pessoas que, por não gostarem de alguém, sentem-se isentos da responsabilidade de amar esse alguém! E, os que, dizendo-se amar alguém, sentem-se constrangidos por não gostar de alguém!
 
Querem ver um exemplo? Podemos citar o de Jonas! O qual, ordenado pelo Altíssimo, para ir até a cidade de Ninive e, clamar contra ela, procurou de todas as formas, fugir da missão que lhe foi confiada! E, por que Jonas assim procedeu ? E, a resposta é: porque ele não gostava dos moradores de Nínivie! E, nisso, surge-nos mais uma pergunta: mas o que poderia levar Jonas a não gostar dos moradores de Nínive? E, a resposta encontramos na própria Escritura, a qual nos relata que, Nínive, capital do Império Assírio, era uma cidade ensanguentada, ou seja, uma cidade onde a morte se dava de maneira cruel/violenta/sanguinária! Uma cidade cheia de mentiras e rapina (roubo praticado com violência); voltada para a idolatria/feitiçaria e, para o adultério.  Naum 3:1-4
 
Quantos em nosso meio, não agem feito Jonas? Não gosto, então não ajudo! Não gosto, não me importo! Não gosto, quero mais é que morra... Quantos em nosso meio não agem feito Jonas? Por não gostar de alguém, acham que esse alguém não é merecedor de receber a Graça de Elohim, nem de ser salvo por ESTE e, muito menos receber o seu perdão?
 
E, na contramão desse tipo de pensamento, o Altíssimo mostra a Jonas, o que nos propomos a ensinar nesse estudo, a saber: AMAR não é GOSTAR! 
 
Atentarmo-nos para esse fato, é fundamental, porque, a falta de discernimento, como já bem dissemos, acerca do que é um e outro, tem levado muitos, a não se vêem como fiéis participantes do Reino de Elohim! A não se vêem aptos no apregoar das Boas Novas de Salvação! Pois, como falarão acerca do AMOR, que é a base de toda a Lei, se não tiverem bem definido em sua mente, a diferença entre o Amar e o Gostar de alguém? 
 
Portanto, é na ausência desse discernimento, que conceituam o Amar e o Gostar, como sendo a mesma coisa! Quando na verdade, NÃO são! Daí, o não gostar de alguém, é visto como se não amasse esse alguém! Está dando pra compreender o que estamos falando, caro leitor?
 
Vejamos com atenção os textos abaixo: 
 
1 Jo 4:8 " Aquele que não ama, não conhece a Elohim, porque Elohim é amor". 
 
1 Jo 4:16 " Elohim é amor e, quem está em amor, está em Elohim, e Elohim está nele". 
 
Depararmo-nos com ensino escritual no qual é dito que Elohim é Amor, ajuda-nos a compreender, porque há tantos fracos na emunah! Por que há tantos se sentindo "angustiados"... pois na falta de conhecimento, ao confundirem o Amar com o Gostar, não gostando de alguém, deduzem o seguinte: o Amor, que é o proprio Elohim, não está nele! Por isso, não conseguem manifestá-lo para com o próximo. Nesse caso, não amando o que vê, como poderão amar aquELE a quem não vê? 
 
Em razão disso, uma coisa precisa ficar bem claro em nossa mente: AMOR é uma ordenança! É um mandamento que TODOS devem cumprir, independente de cor, de religião, de posição política, de nacionalidade, de condições financeiras, ... o AMOR deve ser manifesto para com TODOS e, para com TUDO o que o Altíssimo criou! 
 
Ter esse entendimento, leva-nos a uma prática expansiva; expressiva e responsável do AMOR! Portanto, aquele que diz que Ama, mas não cuida do que lhe é confiado, não respeita o seu próximo, não é fiel ao que se propõe a fazer, não é fiel para com seu conjuge, não é verdadeiro em suas amizades, NÃO ama! Aquele que não julga a causa do aflito com justiça, aquele que causa danos ao meio ambiente e, toda sua biodiversidade, aquele que propaga mentiras e, semeia contendas entre irmãos, aqueles cuja palavra é dúbia, NÃO ama! 
 
E, uma vez que, cientes que Elohim é AMOR, os que estão nesse AMOR, precisam manifestá-lo, de modo que, aquele que recebe o AMOR, O conheça e, por ELE, que é Amor, seja reconhecido!
 
Portanto, quando alguém diz: " nunca conheci o AMOR"! É porque os que se dizem estar nELE, não o manifestaram como deveria, a saber: com respeito, com verdade, com fidelidade... não serviu de fortaleza para este que se encontrava fraco!  Não trouxe cura, para o que estava enfermo! Não supriu suas necessidades! Não o instruiu, não o exortou com sabedoria, não concedeu-lhe palavra de ânimo, que lhe renovasse a esperança e a emunah! Por isso, há quem diga que nunca conheceu o AMOR, porque em todas as tempestades pelas quais passou,... sempre se viu sozinho! 
 
Agora... em relação a GOSTAR, precisamos entender o seguinte: este ao contrário do AMOR, não nos remete a uma ação, estabelecida como Mandamento/Ordem, mas SIM, remete-nos a GOSTO!!!! Logo, como GOSTO, cada um tem o seu! E, esse Gosto, por estar sempre em um constante processo de mudanças, torna o Gostar, IMPERFEITO! Porque ele oscila, ele varia de acordo com nossas afinidades e, interesses do momento! 
 
Outro ponto importante a ser mencionado é o seguinte: o Gostar, ao contrário do Amor, requer LIMITES, de modo a estabelecer o bom convívio social, pautado no RESPEITO ao próximo e, no DIREITO do próximo!
 
É nesse entendimento, que conseguimos discernir que, AMAR não é GOSTAR! Porque podemos gostar de muitas coisas e, deixarmos de gostar também! Porém, o AMOR por ser PERFEITO, nELE não há sombra de variação!  Daí, compreendermos o que disse Shaul(Paulo), em 1 Cor 13:13  " Agora, pois, permanecem a emunah, a esperança e o amor. Estes três, mas o maior destes, é o Amor". E, o que torna o Amor o maior de todos? E, a resposta é: o fato dELE ser Perfeito!
 
Assim sendo, é possível AMAR alguém, sem gostar desse alguém! Sem ter afinidades com esse alguém! Sem fazer parte do meio que esse alguém vive! Um bom exemplo a ser citado, encontramos na Parábola do Bom Samaritano( Lc 10:30-35)! Percebam que, embora houvesse animosidade entre o povo Yehudi(judeu) e os Samaritanos, o AMOR não foi colocado de lado, por uma das partes, em razão das diferenças, ao contrário! O AMOR foi manifesto através do cuidado, do zelo, da atenção concedia àquele que estava ferido e abandonado a própria sorte!
 
NOGUEIRA1, ao abordar num contexto histórico-geográfico, o Evangelho de Marcos, mostra as animosidades existentes entre Galileus ( habitavam a região Norte de IsraEl) e, os habitantes das seguintes Cidades Fenícias: Tiro e Sidom, localizadas na Costa do Mar Mediterrâneo.
 
De acordo com esse autor, os habitantes dessas Cidades Fenícias, tratavam os galileus com preconceito!!! E, o que nos chama a atenção, é o fato do Mashiach, mesmo ciente dos riscos iminentes, que estaria sujeito em meio aos habitantes das Cidades de Tiro e Sidom, tais como: o " desdenho" e/ou, quem sabe, até agressões físicas, ainda assim, Ele foi até essas cidades, com o propósito de tornar manifesto o do Reino de Elohim!
 
Observem que o Mashiach Yeshua, não colocou acima do Plano de Salvação, a animosidade! E, muito menos, colocou como condição para o apregoar das Boas Novas, o gostar ou o deixar de gostar dos habitantes de Tiro e Sidom, ao contrário! Yeshua sempre colocou o Amor, acima de sua própria vontade! 
 
Como podemos perceber, AMAR, independe do GOSTAR ou não de alguém! Independe se você tem ou não afinidade com alguém!  AMAR é cuidar, é estender a mão a quem precisa! AMAR é ser verdadeiro! AMAR é viver em novidade de vida! AMAR é ser LUZ na escuridão!
 
Portanto, aquele que cuida em servir ao Eterno, Ama! Aquele que cuida em servir a seu irmão, o Ama também! E, o fato de não gostar de uma pessoa, NÃO te isenta de manifestar para com esta pessoa, o Amor!
 
 
Bibliografia:
 
Bíblia Shedd
 
1NOGUEIRA, Paulo. Breve História das Origens do Cristianismo. Editora Santuário- 2020, SP.