A PALAVRA GRAÇA É UM TERMO PAGÃO DENTRO DAS ESCRITURAS?
Ao contrário do que muitos possam imaginar, a palavra Graça, NADA TEM A VER com "deusas", NADA TEM A VER com as filhas de Zeus; NADA TEM A VER com paganismo, conforme alguns afirmam!
E, para entendermos melhor a respeito desse assunto, faz-se necessário termos em mente o seguinte:
1 - Na mitologia grega, as deusas do encantamento, da beleza, da natureza, da criatividade humana, da fertilidade e, da dança, eram chamadas de: filhas de Zeus e Hera, as quais geralmente são apresentadas na figura de três irmãs nuas agarradas pelo ombro,mas segundo alguns autores, essas deusas nas primeiras representações plásticas, apareciam vestidas ;
2 - O nome de cada uma dessas deusas, variava de acordo com as regiões onde eram adoradas e, dentre esses nomes, os mais freqüente são:
a) Aglae, “Aglaia”, “Abigail” => cujo significado é: a claridade; a brilhante;
b) Thalia, “Tália” => cujo significado é: a verdejante; a que faz brotar flores;
c) Euphrosyna, “Eufrosina” => cujo significado é: o sentido da alegria.
Como podemos perceber, cada uma das deusas acima mencionada, personifica respectivamente, o esplendor, a alegria e, o desabrochar, tendo como imagem e/ou modelo, jovens de bela face, senhoras da fertilidade, do encantamento, da arte, da música, da beleza e da amizade. Tais atributos, referentes as deusas da “felicidade” (beleza, natureza, criatividade humana, fertilidade e dança), NO GREGO, são denominados de Cárites (do grego Χάριτες), cujo significado é: “Favor e generosidade”. Já, NO LATIM, Cárites, foi traduzido como GRAÇA.
Infelizmente, muitos por não se atentarem no que diz respeito a fatores/conceitos linguísticos, acabam ensinando errôneamente que, a palavra GRAÇA PERTENCE AO PAGANISMO GREGO, associando-a as TRÊS DEUSAS, filhas de Zeus e Hera! Mas diante de tal afirmação, fica-nos a seguinte pergunta: Como a palavra Graça pode pertencer ao paganismo grego, se nesse idioma tal palavra(Graça) NÃO EXISTE ? Nem mesmo no hebraico! Graça, é uma palavra latina, a qual foi traduzida do grego "Cárites."
Portanto, afirmar que a palavra Graça faz menção a deusas gregas, NÃO FAZ SENTIDO! Primeiro, porque a palavra Graça, não consta no vocabulário grego; muito menos no hebraico; Segundo, porque as três filhas de Zeus e Hera, associadas a beleza; fertilidade; arte; música..., NÃO se chamam Graça! Cada uma delas, conforme mostramos no início desse estudo, tem seu respectivo nome, a saber: Aglae; Thalia; Euphrosyna!
O VERDADEIRO SIGNIFICADO BÍBLICO DA PALAVRA GRAÇA
Como já falamos anteriormente, a palavra Graça é de origem latina, cuja grafia é: “GRATIA”. Essa palavra tem raiz na palavra grega: CHARIS, a qual tem por significado: Amor incondicional, Dom gratuito, Favor concedido a alguém, Generosidade incondicional.
No Dicionário Wycliffe, encontramos a seguinte definição para ao termo Graça: " o conceito de graça é multiforme e sujeito a desdobramentos nas Escrituras." Compreender isso é importante e, por que assim afirmamos? E, a resposta é: porque o conceito de Graça é multiforme, conforme esse mesmo Dionário afirma! Só para termos uma idéia, no Antigo Testamento, encontramos a palavra Hen, "favor", o qual de acordo com Wycliffe, significa favor imerecido de um superior a um subalterno. No Novo Testamento, encontramos a palavra Cháris, palavra essa que possui vários significados, dentre eles : para denotar aquilo que causava atração, quer seja na aparência, quer seja na fala. Mas, acerca desse assunto, abordaremos no decorrer desse nosso estudo!
O importante é sabermos o seguinte: Elohim demonstra Graça ao estender Seu favor, Sua misericórdia e, Seu amor, para suprir a necessidade do ser humano, o que descreve seu característica composta por Graça, por bondade e, generosidade, onde ELE, espontaneamente, dispõe-se a conceder Seu amor incondicional, à humanidade pecadora, afim de que esta humanidade, pela Graça seja salva.
Como podemos perceber, Graça é o elemento essencial da salvação!
Vejamos o uso da palavra CHARIS e, suas flexões nos textos abaixo:sendo seu uso variado, conforme pontuamos abaixo:
1 - No caso acusativo
a) CHARIS é usado para denotar aquilo que dá ou ocasiona prazer; deleite; ou produz consideração favorável; sendo aplicado, por exemplo, à beleza ou graciosidade da pessoa, conforme podemos observa no texto abaixo e, na palavra em destaque no texto em grego:
Lucas 2:40 " E o menino crescia, e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça ( χαρις ) de Elohim estava sobre ele."
b) CHARIS é usado para denotar FAVOR/GENEROSIDADE, conforme podemos observar no texto abaixo e, na palavra em destaque no texto em grego:
2Cor 8:6 " De maneira que exortamos a Tito que, assim como antes tinha começado, assim também acabasse esta graça ( χαριν ) entre vós."
c) CHARIS é usado para denotar algo agradável, conforme podemos observar no texto abaixo e, na palavra em destaque no texto em grego:
Colossenses 4:6 " A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um.
2 - no caso sujeito ou nominativo
a) por parte do doador, a disposição graciosa ou amigável da qual procede o ato de benevolência; graciosidade ; ternura; clemência; a boa vontade em geral, conforme podemos observar no texto abaixo e, na palavra em destaque no texto em grego:
Atos 7:10 " E livrou-o de todas as suas tribulações, e lhe deu graça ( χαριν ) e sabedoria ante Faraó, rei do Egito, que o constituiu governador sobre o Egito e toda a sua casa."
b) Favor "divino" ou Graça, conforme podemos observar no texto abaixo e, na palavra em destaque no texto em grego:
Atos 14:26 " E dali navegaram para Antioquia, de onde tinham sido encomendados à Graça ( χαριτι ) de Elohim para a obra que já havia cumprido."
c) Favor concedido; Sentimento de gratidão, também denotando: "Estar grato"
Rm 6:17 " Mas as graças ( χαρις ) de Elohim que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues."
Lucas 17:9 " Porventura dá graças ( χαριν ) ao tal servo, porque fez o que lhe foi mandado? Creio que não."
A PALAVRA GRAÇA NO ANTIGO TESTAMENTO
No Antigo Testamento, NÃO consta a presença da palavra Graça, logo o conceito de Amor incondicional; Dom gratuito; Favor imerecido; Generosidade, não é encontrado nos textos hebraicos, do Antigo Testamento. E, nisso alguém pode se pergunta: Então que palavra é usada para denotar a bondade de Yah Elohim para com o homem? E, a resposta é: Encontramos no Antigo Testamento, as seguintes palavras:
a) HEN ( חן - pronunciamos: Chen) => substantivo masculino, o qual tem por significado: mercê; aceitação; benevolência; bondade.
No texto que se encontra em Gn 6:8, onde lemos o seguinte: " Noah, porém, achou Graça aos olhos de YHWH.", HEN é usado para denotar Mercê e, consideração, não merecidas diante de Elohim. Neste caso, a sociedade na época de Noah, não fazia por onde para merecer a benevolência do Altíssimo, pois como podemos observar nos versículos anteriores, é descrito que a maldade do homem havia se multiplicado na terra e, todo o desígno do coração deste homem, era mau.(Gn 6:5)
A sociedade da época de Noah, era constituída por homens maus, porém em meio a essa sociedade, havia um homem que se destacou por ser íntegro; justo e, por andar com Elohim(Gn 6:8-9). E, por assim ser, tal recebeu do Altíssimo, favor!
Percebam que, mesmo Noah habitando em meio a homens maus, este não se deixou corromper e, na sua Fidelidade para com aquilo que é bom aos olhos do Yah(Yh), dESTE recebeu graça, ou seja, recebeu benevolência, de modo a ser poupado juntamente com sua família, do dilúvio que Yah(Yh) enviou sobre toda a terra.
Um ponto importante, que convém mencionarmos é o seguinte: encontramos a palavra HEN em nomes próprios, como por exemplo, no nome israelita: Henadhadh, cujo significado é: benevolência de Hadade.
b) HANAN ( חנן - pronunciamos: Hanan) => verbo cujo significado denota: curvar-se ou inclinar-se em sinal de bondade para com alguém inferior; favorecer; conceder;; implorar ( pela súplica afim de obter favorecimento ); pedir; mostrar favor; compaixão; agradar; ser generoso; ter piedade.
Como podemos perceber, o verbo HANAN, está relacionado a misericórdia, isto é, ser misericordioso; favorecer; ter misericórdia. Na literatura de sabedoria, este verbo é usado principalmente nas relações humanas, para indicar atos de benevolência para com alguém necessitado, conforme podemos observar no texto abaixo:
Jó 19:21 " Compadecei-vos ( חנני - pronunciamos: Hanuni) de mim, amigos meus, compadecei-vos ( חנני ) de mim, porque a mão de Eloah me tocou."
Provérbios 19:17 " YHWH empresta o que se compadece ( חונן - pronunciamos: Honen) do pobre, Ele lhe pagará o seu benefício."
Como podemos perceber, tanto o substantivo HEN, quanto o verbo HANAN, autoriza simetria com o conceito grego (χαρις) CHÁRIS, remetendo-nos ao seguinte significado: Favor e generosidade.
Assim sendo, o vocábulo HEN ( חן ) “Chen” e, o verbo HANAN ( חנן )“chanan”, criaram situações e, atitudes que permitiram ao tradutor grego, aproximar o significado dessas palavras hebraicas, com o conceito grego “CHÁRIS”, conceito esse, relacionado a: Amor incondicional, Dom gratuito, Favor imerecido, generosidade incondicional.
Também encontramos no hebraico, a palavra HESED, a qual está diretamente relacionada ao que se pode chamar de: “Amor incondicional, Dom gratuito, Favor imerecido, generosidade incondicional”, “GRAÇA.”
Juntamente com a palavra HESED, encontramos as palavras: EMET, BERITH, as quais tem por significado: “FIDELIDADE e ALIANÇA”, respectivamente. Ambas palavras trazem consigo, elementos linguísticos, também relacionados ao “Amor incondicional, Dom gratuito, Favor imerecido, generosidade incondicional”. “GRAÇA”.
Outra palavra hebraica, com intenso significado, abraçada pela palavra “GRAÇA” é: RAHAMIN - pronunciamos: Rachamim, a qual tem por significado literal: ENTRANHAS, significado este, relacionado ao sentimento singular, maternal, visto que, RAHAMIN, denota as entranhas humanas, tais como as da mãe que vela pelo seu filho.
Portanto, assim como uma uma mãe se inclina para cuidar com amor e, benignidade, o que foi gerado em suas entranhas, do mesmo modo Yah(Yh) age para com seu povo. E, é esse cuidado, é esse amor, estabelecido numa aliança de fidelidade, na qual Yah(Yh) é sempre fiel e verdadeiro, que encontramos a palavra Berith.
A PALAVRA GRAÇA NA SEPTUAGINTA
Como vimos acima, as Escrituras Hebraicas não possuem nenhum termo hebraico equivalente para expressar o conceito de Graça.
Na Septuaginta, uma antiga tradução das Escrituras do Antigo Testamento para a língua grega, o termo grego traduzido por “graça” é χαρις ( Charis). O sentido primário de χαρις ( Charis ) significa brilhar, reluzir. Como substantivo e adjetivo χαρις (Charis), Também foi usada para significar luz, estrela, fogo, sol, cristalino.
Os termos originais hebraicos, os quais que foram traduzidos na Septuaginta por χαρις [charis] são: o substantivo HEN ( חן ) “Chen” e o verbo é HANAN (חנן)“chanan” que debilitadamente se traduzem por “graça”, “favor” ou “misericórdia”.
GRAÇA NO NOVO TESTAMENTO
Nos Evangelhos, a palavra CHÁRIS , a qual tem por significado: “Amor incondicional, Dom gratuito, Favor imerecido, generosidade incondicional”, aparece poucas vezes.
=> MatitYahu(Mt) e Marcos, não usam Charis, porque estão intimamente ligados à cultura hebraica e, focados no convencimento das lideranças religiosas de seu tempo e, na transformação das tradições rabínicas.
=> Já Lucas, faz uso da palavra CHÁRIS, para denotar Graciosidade, ou seja, algo que prendesse/despertasse a atenção das pessoas, conforme podemos observar no texto que se encontra em Lucas 4:22 , onde lemos o seguinte: " E todos lhe davam testemunho, e se maravilhavam das palavras de graça que saíam da sua boca; e diziam: Não é este o filho de Yosef ?"
Cháris, conforme podemos observar no textgo em Lucas 4:22, descreve a forma como a mensagem transmitida pelo Ungido era recebida por aqueles que O ouvia a sua pregação, ou seja, tal mensagem era recebida como algo gracioso, algo que lhes chamava a atenção; que tornava a pregação do Ungido "atraente", diferente das que, provavelmente estavam acostumados a ouvir! Essa Graça/Graciosidade, notória nas palavras que saiam da boca do Ungido, é que atraia multidão e, tal graça não era provinha de homens, para que estes, não se gloriassem em si mesmos, ao contrário! Tal Graça provinha de Yah(Yh) Elohim, daí os feitos realizados pelo Ungido, Este atraibuia ao PAI que o enviara!
=> Já, Yohanan(João), usa Charis apenas no prólogo. Para este, a VIDA era e, é a própria PALAVRA e, a PALAVRA é o fio condutor da GRAÇA, tudo numa unidade cíclica.
Assim sendo, para Yohanan(João), a vida vem do ALTO, ou seja, provém de Elohim; logo, é um dom. E sendo um dom de Elohim, não é algo que se pode conquistar pelos próprios méritos, mas pela misericórdia de Elohim, autor da vida e da Graça.
=> Shaul faz uso da palavra CHÁRIS mais de cem vezes, no seu sentido mais literal, numa experiência profunda na vida do renascido. Para Shaul, Graça é o centro na vida do renascido e, a EMUNAH do renascido é, a Graça experimentada.
Shaul faz uso da palavra Graça para duas situações em especial:
1ª ) justificação (explicando a razão do pecado)
2ª ) acentuar o conceito de VIVER EM YESHUA.
Nesse sentido, merece destaque os seguintes textos:
Romanos 3:21-24 " Mas agora YHWH mostrou-nos uma maneira diferente de ser justo aos seus olhos - não por obedecer à lei mas pela maneira prometida nas Qaotáv há muito tempo. Esta justiça de YHWH vem pela emunah em Yeshua, o Ungido a todos que crêem. E todos nós podemos ser salvos nesta mesma maneira, não importa quem somos ou o que fizemos, porque todos pecaram, tendo perdido o direito de acesso à glória de YHWH. E pela sua bondade, que não merecemos, nos declara inocentes da culpa, pela obra de Yeshua o Ungido, o qual nos liberta dos nossos pecados, sem nada pagarmos para beneficiar disso."
Romanos 8:1-2 " Portanto agora nenhuma condenação há para os que pertencem ao Ungido Yeshua. Porquanto a Lei do Ruach de vida, em Yeshua o Ungido me libertou da lei do pecado e da morte."
1 Coríntios 3:22-23 " Vocês tem Shaul, Apolo e Pedro para vos ajudarem. YHWH deu-vos o mundo inteiro para usarem dele; vocês estão acima da vida e da própria morte; ele deu-vos o presente, e todo o futuro. Tudo é vosso, e vós do Mashiach(Ungido) e, Mashiach de Elohim."
2 Coríntios 5:17-19 " Assim que, se alguém está em Yeshua, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E tudo isto provém de Elohim, que nos reconciliou consigo mesmo por Yeshua, o Ungido, e nos deu o ministério da reconciliação; Isto é, Elohim estava em Yeshua, reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação."
CONFERINDO A GRAÇA NO NOVO TESTAMENTO
2 Timóteo 1:2 " A Timóteo, meu filho amado, graça (Charis) , misericórdia e paz, da parte de Elohim Pai e, do Mashiach Yeshua, nosso Adon. "
2 Timóteo 1:3 " Dou graças( Charin) a Elohim, a quem, desde os meus antepassados, sirvo com consciência pura, porque, sem cessar, me lembro de ti nas minhas orações, noite e dia."
2 Timóteo 1:9 " Que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça ( Charin ) que nos foi dada no Mashiach Yeshua, antes dos tempos eternos."
2 Timóteo 2:1 "Tu, pois, filho meu, fortifica-te na graça ( Chariti ) que está em Mashiach Yeshua."
2 Timóteo 4:22 " YHWH seja com o teu Ruach. A graça ( Charis ) seja convosco."
Tito 1:4 " A Tito, verdadeiro filho, segundo a emunah comum, graça ( Charis ) e paz, da parte de Elohim Pai e, do Mashiach Yeshua, nosso Salvador. "
Tito 2:11 " Porquanto a graça ( Charis ) de Elohim se manifestou verdadeira a todos os homens."
Tito 3:7 " A fim de que, justificados por graça ( Charitis), nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna."
Tito 3:15 " Todos os que se acham comigo te saúdam; saúda quantos nos amam na emunah. A graça ( Charis ) seja com todos vós."
Filemom 1:3 " Graça ( Charis ) e paz a vós outros, da parte de Elohim, nosso Pai, e do Adon Yeshua ha Mashiach."
Filemom 1:7 " Porque temos grande gozo e, consolação do teu amor, porque por ti, ó irmão, as entranhas ( Charan ) dos santos foram recreadas."
Filemom 1: 25 "A graça ( Charis ) do Adon Yeshua ha Mashiach, seja com o vosso Ruach."
Hebreus 2:9 " Vemos, todavia, aquele que, por um pouco, tendo sido feito menor que os anjos, Yeshua, por causa do sofrimento da morte, foi coroado de glória e de honra, para que, pela graça ( Chariti ) de Elohim, provasse a morte por todo homem."
Hebreus 4:16 " Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça ( Charitos ), a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça ( Charin ) para socorro em ocasião oportuna."
Hebreus 10:29 " De quanto mais severo castigo julgais vós será considerado digno aquele que calcou aos pés o Filho de Elohim, e profanou o sangue da aliança com o qual foi santificado, e ultrajou o Ruach da graça ( Charitos )? "
Hebreus 12:15 " Atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça (Charitos) de Elohim; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados."
Hebreus 12:28 " Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça ( Charin), pela qual sirvamos a Elohim de modo agradável, com reverência e santo temor."
Hebreus 13:9 " Não vos deixeis envolver por doutrinas várias e estranhas, porquanto o que vale é estar o coração confirmado com graça ( Chariti) e não com alimentos, pois nunca tiveram proveito os que com isto se preocuparam."
A Graça de Yah(Yh) Elohim está estendido a todos, sem exceção! E, através dela, Yah(Yh) nos revela o Seu favor, o Seu amor e, o Seu cuidado para conosco, graça essa eficaz e, redentora, por produzir na vida dos que depositam nEle confiança, a salvação! É essa graça que nos torna gratos por tudo o que Yah(Yh) nos tem concedido! A graça de Yah(Yh) Elohim é eficaz na medida em que, produz salvação na vida daqueles que depositam sua emunah na morte de Yeshua e, no sangue que ELE derramou no Madeiro para remissão de seus pecados.
Romanos 10:9 "Se com a tua boca confessares que Yeshua ha Mashiach é melech (Rei) e, no teu coração creres que YHWH o ressuscitou dos mortos, serás salvo."
A graça eficaz é conhecida por experiência no momento em que Yah(Yh) Elohim, através do Ruach Kadosh, opera de forma irresistível na mente e no coração de uma pessoa, de modo que o indivíduo escolha livremente receber Yeshua e, crer no nome daquEle que O enviou, como sendo o seu Salvador, o seu Redentor!
Assim sendo, conforme nos é ensinado em 2Tm 1:9, os crentes em Yeshua são chamados, não segundo suas obras de esforço próprio, mas conforme a “determinação e graça” de Elohim.
2 Timóteo 1:9 " Foi YHWH quem nos salvou e nos escolheu para uma vida pura. Não porque o merecêssemos, mas por sua vontade e misericórdia, que manifestou através de Yeshua o Ungido e, segundo um plano estabelecido já antes da criação do mundo."
O emissário Shaul é um exemplo clássico da chamada eficaz de Elohim. Ele foi chamado, não por sua vontade, mas “pela vontade de Elohim.” (1Co 1.1).
Somos gratos a Yah por tudo o que Ele tem nos concedido.
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