Página inicial > Estudos Escriturais > Família: Casamento estabelecido fora da Congregação de Yah Elohim
Família: Casamento estabelecido fora da CONGREGAÇÃO
Abordar a respeito desse assunto na Congregação de Yah(Yh) Elohim é fundamental, pois muitos sem o real conhecimento do mesmo e, outros afim de se veem livres daquele(a) com quem se fez uma só carne, usam de subterfúgios para contrairem um novo matrimônio, para viverem segundo suas paixões! E nisso acabam esquecendo o que nos foi ensinado: " Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade." Provérbios 5:18
E, na falta do conhecimento e/ou, rejeição do que é Verdadeiro, muitos são os que trilham caminhos tortuosos, o qual aos olhos do homem parecem bons, mas para Elohim, são caminhos que levam a morte! Assim sendo, colocamo-nos a apresentar a Congregação, estudos referente a Família, onde temos abordado diversos assuntos e, neste, em particular, fazemos menção a respeito do casamento contraído fora da Ohel(Tenda) de YHWH.
Nosso objetivo através deste estudo, é mostrar que, as bençãos do Altíssimo está onde seu NOME se faz presente, ou seja, na autoridade de seu Nome e, no temor deste! Mas isso, NÃO SIGNIFICA, que o casamento estabelecido fora da Congregação, perde a sua validade, como alguns usando de má fé, costumam apregoar!
Precisamos entender que, o que põe fim a um casamento, não é o Novo Nascimento no Mashiach(Ungido) Yeshua, onde tudo se faz novo! MAS SIM o egoísmo, a incapacidade de AMAR seu cônjugue sem peso e sem medida, de modo a se doar e/ou se entregar em favor do seu cônjugue e, de enxergar nele(a), uma parte de si mesmo!
Portanto, não é o fato de que, em Yeshua tudo se faz novo, que o casamento estabelecido fora da Congregação, deixa de ter valor, ou deva ser descartado! Ao contrário, é justamente agora, em novidade de vida, que esse amor será provado!
Um ponto importante a ser mencionado é: CASAMENTO É PRINCÍPIO!! Como assim? Alguém pode se perguntar! E a resposta é: Casamento é princípio, porque é a manifestação da vontade de YHWH para a vida do homem e, da mulher, de modo a constituirem uma família e, assim sendo, deem continuidade a espécie humana! A união entre homem e mulher manifesta a essência do Altíssimo, ou seja, o AHAVAH(AMOR), pois como temos aprendido, aquele que dá de si mesmo, AMA e, se alegra em satisfazer ao eleito(a) do seu coração! É essa capacidade de amar que nos assemelha a Elohim.
Agora, voltando ao ponto de partida, o qual tem como tema: O Casamento estabelecido fora da Congregação, cremos que pelo que já postamos, dá pra se ter uma idéia do que essa união representa a união estabalecida tanto fora da Oholyao, quanto no meio desta, mas ainda assim, faremos alguns apontamentos, afim de esclarecermos com base nas Ecrituras, que CASAMENTO É PRINCÍPIO! CASAMENTO é algo tido como bom perante os olhos de Yah(Yh) Elohim!
1º PONTO A SER ANALISADO: O fato de se ter contraído matrimônio fora da Congregação, faz com que a união deixe de ser abençoada?
Essa dúvida é uma das que mais norteiam a mente dos que são inseridos na Congregação, já casados! E, para compreendermos essa questão de ser ou não abençoado, precisamos primeiramente ter definido em nossa mente, o que é BENÇÃO!
De acordo com as Escrituras, BENÇÃO é uma dádiva e/ou um favor de Elohim, concedida mediante OBEDIÊNCIA, o que nos dá a entender que, BENÇÃO tem caráter condicional! Mas como assim, Caráter condicional? Alguns podem se perguntar! E a resposta é: a BENÇÃO tem caráter condicional porque somente os que amam, obedecem a Elohim( Ler Jo 14:21), colocando-se dessa forma na condição favorável de por ESTE, ser abençoado.
Vejamos alguns exemplos:
Ex.1 - O que tornou Kefa uma BENÇÃO no Reino de Elohim? Um pescador de homens? A resposta é: quando ele se converteu! Observem que se fez necessário uma condição para que Kafos recebesse de Elohim as bençãos necessárias para atuar em favor do Reino!
Ex.2 - O que fez Abraham para ser abençoado por YHWH? Exerceu a emunah! Fez segundo o que Yah(Yh), ordenou que fizesse!
Ex.3 - O que fez de Yeshua, o Cordeiro Perfeito de Elohim, de modo que o seu Sacrifício, resultasse em BENÇÃO na vida dos que o recebesse? A resposta é: a sua submissão e, obediência a vontade daquELE que O enviou!
Como podemos perceber, BENÇÃO está relacionado a OBEDIÊNCIA, a qual é testificada mediante a emunah e, consequentemente, a conversão daquele que recebe as Boas Novas e, a pratica!
Diante disso, em resposta a pergunta feita nesse primeiro tópico acerca de casamento realizado fora da Congregação, o que se deve ter em mente é: Sob que autoridade o casal estava sujeito no momento em que contrairam matrimônio? Pois aquele que temos como MAIOR em nossa vida, é exatamente aquele que nos governa e, abençoa!
Assim sendo, independente do matrimônio ter sido ou não contraído na Congregação de Yah Elohim, uma coisa é certa: a união do casal foi abençoada! Agora... o que é preciso nos atentarmos é, sob que autoridade o casal estava! Pois, como já dissemos, aquele a quem servimos, é quem nos abençoa! Este é o MAIOR sobre nós!
Entretanto, sendo o casamento um Projeto do Altíssimo, a base dessa união é o amor! Portanto, casal que firma as bases de seu matrimônio na verdade, na fidelidade, no se alegrar em cuidar de seu conjugue, de caminhar junto com seu conjugue, no se fazer um com seu conjugue, de respeitar o seu conjugue, AMA! E, por assim ser, torna seu casamento abençoado!
2º PONTO A SER ANALISADO: Uma vez que recebemos a Yeshua e, cremos no NOME daquEle que O enviou, ESTE passa a abençoar a união, que outrora foi realizada fora da Congregação?
Esta é mais uma das dúvidas, que muitos que estão sendo inseridos na Ohel (Tenda) de Yah(Yh) possuem e, que precisam ser esclarecidas, afim de que possam viver em plena shalom(paz; harmonia)!
Vejam o que nos ensinam as Escrituras em 2Cor.5:17: "Assim que, se alguém está no Mashiach(Ungido), nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo."
O se fazer tudo novo em nossa vida, por meio do Mashiach(Ungido) Yeshua, vai muito além do que muitos possam imaginar! O tornar tudo novo, concede-nos uma nova identidade no Reino Espiritual, uma nova filiação e, uma mente renovada em Yeshua, de modo que, conhecedores da vontade de Elohim, sujeitemo-nos a essa vontade, denotando dessa forma o princípio da Obediência.
Quando somos iluminados pelas Boas Novas de Salvação, tudo de faz novo em nossa vida! Passamos a ser separados para Elohim e, do mesmo modo, nosso matrimônio também passa a ser separado/consagrado por Yah Elohim!
Portanto, conforme nos foi ensinado em Rm 5:20: " onde abundou o pecado, superabundou a graça por meio de Mashiach (Ungido) Yeshua.", logo, o que torna a união estabelecida fora da Congregação, uma união abençoada por YHWH, é a OBEDIÊNCIA para com a Palavra do Altíssimo!! É o atentar-se, para seus mandamentos, para seus preceitos e, estatutos! O casal que, assim procede, traz sobre si, as bençãos do Altíssimo!
3º PONTO A SER ANALISADO: E quando apenas um dos cônjugues recebe a Yeshua, o que as Escrituras nos ensina a respeito dessa situação?
Podemos começar a responder essa pergunta da seguinte maneira: As Escrituras nos ensinam a AHAV(AMAR)! Pois é, no momento em que contraimos matrimônio, que nosso amor é provado! Pois que provação há, onde tudo é um mar de rosas? Onde só há alegria? Onde não há diferenças? Sim! Somos provados a todo instante e, quando nos casamos, o dia a dia, leva-nos a um aperfeiçoamento, que nos leva a compreender que, pra se ganhar, temos que estar dispostos a perder! Quando num casamento somente um lado está disposto a se doar, enquanto o outro só quer receber, o que temos é um jugo desigual! E o que fazer nesse caso? Lançar fora o que se fez um conosco? Ou ter aperfeiçoado em si mesmo, o que tens recebido da parte de Elohim?
É notório que, enquanto andamos juntos, a caminhada é mais leve! Um ajuda o outro! Mas no momento em que cada um segue caminho distinto, o fardo se torna pesado! E é aí, o que se requer do que recebeu Yeshua, a capacidade de amar como ELE nos amou! A capacidade de suportar, o que muito das vezes, parece-nos insuportável! Mas a questão é: até onde você está disposto a suportar as diferenças, em favor do eleito de seu coração? O que você é capaz de reununciar, de modo a se fazer pequeno, para conquistar aquele que se acha grande?
Quando passamos a enxergar nosso cônjugue como quem requer de nós, atenção, paciência, emunah, humildade e, ohav, estaremos dando um grande em direção daquele(a) que escolhemos para o ser o nosso par pra vida toda! Pois como temos ensinado, o ahavah(amor) agrega, mas o a incapacidade de amar, espalha!
Podemos perceber através das Escrituras que esse tipo de situação: mulher crente e esposo incrédulo e, vive-versa, não é uma novidade para os dias de hoje, visto que, a Congregação localizada em Coríntios já passava por situação semelhante! E, que instrução, foi-lhes dada para resolver esse impasse? Provavelmente, aqueles que estavam recebendo as boas novas em Corintios, assim como os que recebem nos dias de hoje, tinham na mente diversas dúvidas e, um desejo de se apresentar agradável aos olhos de Elohim! E para isso, precisavam saber até onde conviver com um incrédulo, colocaria em risco a pureza e, o compromisso de servir a Yah(Yh)! Talvez na busca de uma solução, o que muitos achassem o certo a ser feito, seria optar pela separação/ divórcio, onde cada um seguiria o seu rumo e/ou, o seu caminho!
Afim de trazer uma solução para esses impasses que estavam ocorrendo na Congregação em Coríntios, o emissário Shaul trouxe o seguinte ensino:
1Coríntios 7:12-16 "Se algum irmão tem mulher descrente, e ela consente em habitar com ele, não a deixe. E se alguma mulher tem marido descrente, e ele consente em habitar com ela, não o deixe. Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos. Mas, se o descrente se apartar, aparte-se; porque neste caso o irmão, ou irmã, não está sujeito à servidão; mas Elohim chamou-nos para a paz. Porque, de onde sabes, ó mulher, se salvarás teu marido? ou, de onde sabes, ó marido, se salvarás tua mulher?"
4º - COMPREENDENDO A RESPEITO DA SANTIFICAÇÃO DO CRENTE EM RELAÇÃO AO CÔNJUGUE INCRÉDULO
Está aí um assunto que alguns deixam passar desapercebido e, compreendê-lo é fundamental na vida do crente em Yeshua. Quando perguntamos a respeito de que Santificação o emissário Shaul está falando a respeito do cônjugue crente para com o incrédulo, há quem pense que esteja se referido a Salvação! Há quem não sabe responder ao certo! E há quem não faz questão de saber! Mas de uma coisa temos a total certeza: saber de que Santificação Shaul está fazendo menção, ajuda-nos a entender a respeito de princípios ETERNOS!
Antes de mais nada, faz-se necessário enfatizarmos que, o emissário Shaul está falando para os casais da Congregação em Corintios, que contraíram matrimônio antes de receberem as Boas Novas de Salvação!
Nesse caso, por não terem esse discernimento acerca da Santificação, ou "fingirem não ter", havia os que recorriam a separação, alegando que em caso de jugo desigual, assim poderiam proceder, visto que, não foram chamados para servidão, mas sim, para a liberdade em Yeshua! Porém, a Liberdade que alcançamos no Mashiach, dá-se mediante o amor, o qual é testificado pela Obediência, Submissão, Dependência e, Emunah!
Diante disso, de acordo com as instruções de Shaul a Comunidade em Corintios, acerca da Santificação no relacionamento conjugual entre crente e, incrédulo, façamo-nos as seguintes perguntas:
1 - Que santificação é essa?
2 - Porque o apartar-se diz respeito a parte incrédula e, não a parte crente?
Sabemos que a Salvação é algo individual, logo o esposo(a) crente não tem como salvar o seu cônjugue incrédulo, pois se assim fosse, que sentido haveria nestas palavras de Shaul: " Porque, de onde sabes, ó mulher, se salvarás teu marido? ou, de onde sabes, ó marido, se salvarás tua mulher?" Assim sendo, a Santificação que Shaul menciona no texto em 1Cor.7:12-16, não diz respeito a Salvação! Resta-nos então sabermos de que Santificação ele está falando!
Para entendermos a respeito dessa Santificação, precisamos ter em mente o seguinte: o mundo jaz no maligno! Logo, os que nascem no mundo, já nascem mortos no pecado e, precisam ser alcançados pela Luz, de modo que as trevas não tenham mais poder sobre a vida deles! Quando um casal se dá em casamento FORA do Reino de Yah Elohim, eles estabelecem uma união nesse mundo trevoso, jaz no maligno! O governo que os rege, é o da impiedade! Assim sendo, quando um dos cônjugues recebe Yeshua e, crê no Nome de quem O enviou, o que temos é o seguinte:
a) onde outrora a atuação das trevas era predominante, a Luz que habita na vida do convertido, passa a impactar as trevas, minimizando o seu poder de ação;
b) onde antes reinava a impiedade, a Justiça de Elohim manifesta na vida do convertido, minimiza o seu poder de ação!
É por isso que, ao receber de Elohim, o que no reino das trevas não há, a saber: VIDA, LUZ, VERDADE e, AHAVAH(Amor), o crente passa a ter as condições necessárias para Santificar o seu cônjugue, os seus filhos e, a sua casa! Mas como assim? A resposta é simples: a presença de Elohim na vida do crente o restaura e, o santifica, de modo que ao invés do descrente influenciar o crente, é o crente que terá as condições necessárias, para influenciá-lo mediante o fruto do Ruach, os quais são: ahavah(amor), gozo, shalom(paz; harmonia), longanimidade, benignidade, bondade, emunah(fé), mansidão, temperança - Gálatas 5:22
Daí compreendermos, quando Shaul fala: "permitindo o descrente conviver com o crente, não se aparte dele." Porque a presença do crente no âmbito conjugual e familiar, reduz e/ou minimiza a ação das trevas, isto é, onde o poder das trevas era abosluto, agora deixa de ser!
Como podemos perceber, Shaul não está falando a respeito de salvação, mas SIM da Santificação que diz respeito a família e, a vida conjugal.
Sabemos que salvação é algo individual, logo, a Santificação mencionada por Shaul tem um significado, mas qual? A resposta é: a Santificação conjugual e, familiar.
RESUMINDO
O VERDADEIRO AMOR NOS CHAMA PARA A LIBERDADE, MAS DESEJANDO O CRENTE, MANTER-SE CASDO COM O INCRÉDULO(A), QUE ASSIM FAÇA EM AMOR! ENTRETANTO, DESEJANDO A PARTE DESCRENTE, APARTAR-SE DO CRENTE, QUE ASSIM FAÇA, POIS O CRENTE NÃO FOI CHAMADO PARA A SERVIDÃO!
OBS: Caso tenha gostado de nosso estudo e, dos demais postados em nosso site, responda nossa enquete contida na Página Inicial e, desejando ser notificado a respeito das novas postagens feitas em nosso site, envia-nos seu e-mail.