Como adorar ao Eterno?

 
Shalom!
 
Elaboramos esse estudo, com o objetivo de ajudar aqueles que, no desejo de agradar ao Eterno, encontram dificuldade em assim fazer, uma vez que, diante de inúmeras regras, costumes e, tradições humanas, as quais, muito das vezes, são apresentadas como Lei e, em alguns casos, colocadas acima desta, sentem-se perdidos e, no que se perdem, estão sempre achando pouco e/ou insuficiente, o que fazem em prol do Reino de Elohim e, no que diz respeito a agradá-lo.
 
As dúvidas ocasionadas pela falta de instrução acerca desse assunto, faz com que muitos não consigam estabelecer um relacionamento saudável e libertador com o Altíssimo, o que acaba ocasionando seu enfraquecimento na emunah, de modo a viverem a sensação de que não são dignos do Reino, de que não são bons o suficiente para terem suas orações ouvidas e respondidas pelo Altíssimo! Sentem-se inseguros em relação a própria Salvação que lhes fora concedida, além de não trazerem consigo, firmeza no que falam e, no que acreditam! Vivem como se andassem pisando em "ovos"!
 
Daí, depararmo-nos com pessoas que, para se sentirem inseridos no Reino de Elohim, estão sempre buscando fazer algo e/ou, acrescentar algo no que por si só, já é sufiuciente! Querem se sentir úteis, porém, não sabem ao certo, como agradar a Elohim! E, essa falta de conhecimento, gera nestes, frustração!
 
Assim sendo... após recebermos contato via email, de uma pessoa que recebe notificações das postagens feitas em nosso site, percebemos o quanto abordarmos esse assunto, é libertador!!! 
 
Vejamos... a pergunta que recebemos foi a seguinte: "como adorar ao ETERNO de forma correta"? Talvez essa também seja sua dúvida, caro leitor! Ou quem sabe, alguém já te fez essa pergunta, mas a resposta que você deu, não surtiu o efeito esperado na vida da pessoa e, quem sabe, nem mesmo na sua! E, assim falamos, porque outrora, nós também não tínhamos uma resposta eficaz acerca desse assunto, nem para darmos aos outros, nem mesmo para nossa vida, de modo que pudéssemos adorar a Elohim, em Verdade e em Espírito!
 
Bom... uma coisa é certa, à medida que buscamos conhecer ao ETERNO, vamos compreendendo que, O servi-lo, ou seja, adorá-lo, não é algo do outro mundo! Não é algo que está além de nossa capacidade de assim fazer. E, por que assim afirmamos? Porque de acordo com o ensino escritural, TODA criação O adora. Mas... a questão é : de que maneira a criação O adora? E, a resposta para essa pergunta é simples: cumprindo o propósito para o qual fomos criados! Por exemplo: as aves que voam no céu, os répteis que andam sobre a terra, os peixes e demais seres marinhos... foram criados com um propósito! o ETERNO não criou seres sem um propósito específico, sem uma função específica e/ou, sem  uma utilidade! 
 
Vejamos... quando o Altísimo disse: " haja luz!", assim fez por algum motivo! Afinal, qual a necessidade de se estabelecer luz em um lugar que já é iluminado? Não faz sentido! Entretanto, o fato de haver trevas sobre a face do abismo, fez com que a criação da Luz, fosse algo necessário! E, no que a luz surgiu, fez-se a separação entre esta e, as trevas, onde Elohim/Deus chamou a luz de Dia e, as trevas, Noite. (Gn 1:1-5)
 
Outro exemplo que podemos fazer menção, é o da terra, cuja criação, também o seu propósito! Vejam que de acordo com as Escrituras, a terra era sem forma e vazia! Ou seja, não havia vida na terra, até o momento em que o Altíssimo assim disse: " Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi. E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie". (Gn 1:11-12)
 

Pecebam que, conforme a palavra do Altíssimo, a terra cumpriu o propósito para o qual foi criada, a saber: gerar vida, produzir frutos!  E, do mesmo modo, o Sol e a Lua, também foram criados com um propósito, a saber: servirem de luminares para separação entre o dia e a noite e, sinais para tempos determinados e, para dias e anos. (Gn 1:14)

Como podemos perceber, TUDO o que o Altíssimo criou, assim fez com um propósito e, o cumprimento desse propósito leva-nos a adorá-lo! Portanto, a terra, os céus, as aves, os animais selvagens, aquáticos, répteis, as ervas, as árvores frutíferas, o sol, a lua, as estrelas ... ADORAM a Elohim! E, quanto a nós? Qual o propósito de termos sido criados, de modo que, assim como as demais obras de criação do Altíssimo, também o adoremos? 

Termos em mente essa resposta, faz com que saibamos como adorar ao ETERNO! E, a resposta para essa pergunta, cremos que seja a seguinte: cuidando de tudo o que nos foi confiado, pelo Altíssimo! E, nisso, você leitor, pode estar se perguntando: "mas... o que o Altíssimo nos confiou"? E, a resposta é:  a responsabilidade de cuidarmos de TODA  a sua criação!

Observem que tal responsabilidade, o Altíssimo delegou tão somente ao homem! A nenhuma outra criação, o ETERNO outorgou tamanha responsabilidade! Não foi a toa, que o processo de criação do homem, diferenciou-se das demais criações! O ser formado a imagem e semelhança de Elohim, deu ao homem a condição necessária para exercer com zelo, o propósito para o qual foi criado! E, que condição foi essa? E, a reposta é: o AMOR... a capacidade de amar TODA criação de Elohim, leva-nos a adorá-lo!

É esse AMOR, a base de toda Lei ( Dt 6:5)! É esse AMOR que, de acordo com apóstolo Shaul/Paulo, quem não o tem, é como um metal que soa, ou um sino que tine (1Cor 13:1)! Sem AMOR, nada somos! Sem AMOR, nada podemos! Sem AMOR, não há como sermos identificados como imagem e semelhança de Elohim!

Assim sendo, quando o homem destrói o Meio ambiente, ele deixa de adorar a Elohim/Deus! Quando o homem não cuida da esposa que lhe foi confiada, da família que lhe foi confiada, ele deixa de adorar a Elohim! O homem que não honra seus pais, deixa de adorar a Elohim! Quando o homem não respeita o seu próximo, ele deixa de adorar a Elohim! O homem que não se sujeita as autoridades instituídas, deixa de adorar a Elohim...! 

Assim sendo, aquele que deseja adorar ao ETERNO, dedica-se a pratica da justiça, a caridade, dando de comer a quem tem fome; dando de beber a quem tem sede; veste aquele que está nú; faz-se presente na vida dos que se encontram só; tem palavra de vida, para os que se encontram mortos em seus delitos, em suas trangressões, em seus pecados... tem palavra de ânimo aos que se encontram cansados...

Ter esse  entendimento é fundamental, para que não sejamos presas fáceis de ensinos nos quais se apregoam que, o conhecer o nome do Altíssimo é a chave para adorá-lo de maneira correta! Ou... para adorar o Altíssimo de maneira correta, é preciso se fazer fazer "judeu" ... dentre outras coisas que, provavelmente, você leitor, já deve ter ouvido falar!

Mas uma coisa é certa: do mesmo modo que o Altíssimo conhece o percurso que as águas do rio faz, até chegar ao mar, do mesmo modo, Ele reconhece aqueles que cumprem com o propósito pelo qual foram criados! Sendo assim, seja justo,  seja íntegro, seja fiel, seja pessoa de uma só palavra, não seja avarento, não seja maldizente, não seja propagador de intrigas! Dedique-se a fazer o bem, a cuidar da vida que lhe foi concedida e, assim faça com louvor, com gratidão, com alegria, com esperança, com emunah, com retidão! Pois, os que adoram ao ETERNO, tem seu testemunho, por ESTE reconhecido, conforme podemos observar nos textos abaixo:

Jó 1:1, 6-8 Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Elohim/Deus e desviava-se do mal... E num dia em que os filhos de Elohim/Deus vieram apresentar-se perante YHWH, veio também Satanás entre eles. Então YHWH disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu a YHWH, e disse: De rodear a terra, e passear por ela.E disse YHWH a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Elohim/Deus, e que se desvia do mal."

YeshaYahu(Is) 41:8 " Porém tu, ó IsraEl, servo meu, tu Yaacov (Jacó), a quem elegi descendência de Abraham( Abraão), meu amigo."

Números 12:7 " Não é assim com o meu servo Moshe(Moisés ) que é fiel em toda a minha casa. Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a semelhança de YHWH; por que, pois, não tivestes temor de falar contra o meu servo, contra Moisés?

Chegando ao fim desse nosso estudo, caso ainda alguém se pergunte: " como adorar ao ETERNO? E, nossa resposta é: sendo responsável por TUDO aquilo que lhe foi confiado! Seja fiel ao propósito para o qual fostes criado! Cuide, zele, ampare e, proteja TUDO aquilo que o Altíssimo criou!